top of page

Seguro RETA para Drones


Desde maio de 2017, a ANAC exige que todas as aeronaves remotamente pilotadas (RPA), conhecidas popularmente como drones, tenham um cadastro no Sistema de Aeronaves não Tripuladas (SISANT) e o seguro RETA (Responsabilidade do Explorador e Transportador Aéreo), obrigatório para drones com peso superior à 250 gramas e utilizados em atividades profissionais.

Esse é um seguro de Responsabilidade Civil, com duração anual, que cobre danos causados exclusivamente a terceiros, seja danos materiais ou pessoais. Entre as coberturas, estão a reposição de bens que foram danificados pela colisão ou queda do drone, despesas médico-hospitalares, indenização por invalidez permanente ou morte, entre outras indenizações. Contudo, a cobertura é destinada exclusivamente a terceiros que não tenham nenhuma relação com o segurado.

O seguro RETA tem algumas exclusões na cobertura. Algumas delas são:

- Operação que não esteja de acordo com a regulamentação e acidentes que aconteçam foram dos locais autorizados e distâncias mínimas autorizadas pela ANAC; - Ocorrência com um operador com idade inferior à 18 anos e não declarado na apólice; - Uso, desgaste, depreciação, quebra mecânica, elétrica, softwares e defeito de fabricação do drone; - Perdas emergentes e lucros cessantes; - Equipamentos acoplados ao drone que não estejam no contrato do seguro.

É importante ressaltar que a fiscalização da obtenção do Certificado RETA e/ou Apólice do Seguro Reta e seu comprovante de pagamento pode ser solicitada a qualquer momento não só pela própria ANAC, como pelas Polícias Civil, Militar, Rodoviária e outros agentes públicos.

Faça o seu seguro RETA para drones com a AHC Seguros! Entre em contato para obter mais informações.

Afonso Chagas ahc@ahcseguros.com.br (41) 9 8802-3344 ou (41) 3015-7329

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page